make-a-donation.png

Av. Eng. Márcio Duarte Ribeiro 500
Jardim do Lago 2 - Campinas/SP
CEP: 13051-058

+55 (19) 3256.1966

contato@eufraten.org.br

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube

EDUCAR-SE, EDUCANDO COM AUTOCONHECIMENTO

EDUCAÇÃO

NOSSO MÉTODO:

A Pedagogia Heulosófica é a forma metodizada de educar pelo  peripatético (utilizando exemplos da natureza) que se utiliza para interagir, transmitir (aprender e ensinar) conhecimentos e virtudes para despertar o ser à sua realidade interna. Seu campo de ação é o Comportamento Humano, educando com limites, mas sem repressão.

É pautada no questionamento, na reflexão e nas possibilidades de educar para a vida, estimulando e promovendo a construção do pensamento lógico e da ética tendo como base a prática da Maiêutica e do Peripatético.

Não tem pretensão de transformar pessoas pelos seus ensinamentos, mas EDUCAR de forma segura e sem pressa, pelo exemplo. 

Sua didática fundamenta-se na compreensão profunda do ser humano sob os aspectos da Filosofia e da Psicologia, pilares essenciais para o desenvolvimento da educação natural.

É uma pedagogia comportamental de desenvolvimento humano, que através do autoconhecimento proporciona a cada um acessar o seu melhor, conduz o  aprendiz para assumir o comando de sua vida e construir o seu próprio destino - base fundamental para que possamos educar a nossa mente e os nossos pensamentos.

É aplicada em nossas unidades nos programas e projetos socioeducativos com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, através da arte, da cultura, do esporte, do yoga e meditação e da cidadania para levá-los a autoconhecer-se, descobrirem não só suas potencialidades, mas principalmente suas dificuldades e aprenderem por si a transformá-las em virtudes que os impulsionem a mudanças positivas em seu comportamento e atitudes, em todos os ambientes de sua vida, por consequência, motivando-os a transformarem sua realidade social com ética.

Esta metodologia vem sendo construída e experenciada há mais de 40 anos em nossas atividades, onde educadores e educandos vivenciam o educar-se educando com o autoconhecimento.

Os livros: 5 Regras para vencer seus limites, Faça você mesmo seu destino e a Cosmovisão, todos de autoria do nosso fundador Paulo Zabeu, formam a base do nosso método onde educadores e educandos vivenciam o educar-se educando com o auto conhecimento.

Nossas atividades seguem um percurso que proporciona na educação, o equilíbrio necessário para estimular os educandos a construírem sua própria independência, propiciando a eles entender a importância de cuidar de sua postura e comportamento.

Nossas unidades hoje conhecidas como Campus do Autoconhecimento na Fundação Eufraten são locais onde se aplica esta nova forma de educação, aqui tudo é construído com planejamento, empenho e dedicação de funcionários a voluntários, que não medem esforços para educar e educar-se.

 

A referência para as atividades é o plano de aula que previamente elaborado traz foco e segurança para o educador e para os educandos.

Maiêutica

É o questionamento que conduz à reflexão, movimenta o Ser com ele mesmo. É parir o conhecimento que existe em nós e ou no outro. É descobrir a verdadeira essência de qualquer verdade que estava oculta. Utiliza lógica e deve ser realizada sempre com sensibilidade e respeito, conduzindo o ser a utilizar-se dos 5 movimentos do autoconhecimento:

Peripatético

É a observação contínua e a reflexão para aprender sempre com os exemplos da natureza. É a maneira de educar e educar-se através dos exemplos da natureza e do universo.

A maiêutica e o peripatético são ferramentas para despertar o potencial interno no Ser, construindo sua liberdade de pensar e agir com dignidade e ética.

TEOREMA DO APRENDIZADO

  

Nesse processo, da razão à lógica, a Pedagogia Heulosofica utiliza como caminho para educar, o Teorema da Aprendizagem. Entendemos que a aprendizagem na prática do autoconhecimento engloba 5 etapas:

              

Aprender - é o processo de armazenamento de recursos, cuja biblioteca é a nossa mente. Quando iniciamos nosso autoconhecimento, devemos unir o conhecimento e a reciprocidade (virtudes), ou seja, o critério do que armazenar, deve ser: o que é bom para o todo, é bom para mim. Aprender é ter dentro de si recursos para se educar, educando, naturalmente.

Praticar - nesse movimento, vamos exercitar a análise de cada ponto identificado no momento da aprendizagem. Vamos tomar atitude e decidir internamente o que queremos mudar e como vamos praticar as mudanças.

Consolidar - é saber e fazer as coisas de forma natural; é fazer com que tudo torne-se espontâneo em nossa vida.

Decantar - é colocar cada coisa no seu lugar. Aprendemos com os nossos movimentos internos, utilizamos da observação para identificá-los e descobrir o que temos, o que nos serve e o que não nos serve mais, para poder transformá-los.

Eliminar resíduos - é o momento de os eliminar os excessos emocionais, as urgências, as expectativas e as carências. Eliminamos tudo aquilo que nos causa dor, ressentimento, preguiça e má vontade.

Complementam nossa pedagogia a prática do YOGA HEULOSÓFICO – que promove a vitalidade e a flexibilidade do corpo; e do SANEAMENTO MENTAL – que através da educação direta da mente propicia a observação e reflexão dos pensamentos, aprendendo a organizá-los, transformando os pensamentos improdutivos, abrindo espaço para um novo aprendizado, tornando o educando mais produtivo.

A prática do Yoga e do Saneamento Mental, trazem para  a mente  concentração  e foco  promovendo um ambiente mais fértil para a reeducação e  as mudanças positivas em nosso comportamento.

Abaixo um resumo da Pedagogia Heulosófica: